Estudantes abandonam aulas em São Pedro por falta de transporte gratuito
As aulas mal começaram e Mirna já tem várias faltas acumuladas. Está difícil vir à escola. Ela não pode mais pegar o ônibus de graça porque não recebeu o cartão de estudante. Desempregada, a mãe não tem como pagar as passagens. Conta agora com a solidariedade.
A matemática é simples e o resultado só preocupa Graziele. O sistema que usa o cartão para garantir o transporte dos alunos foi implantado no segundo semestre do ano passado. Até hoje, tem estudante que não recebeu o documento.
Mas tem gente que já está com ele nas mãos faz tempo. Na escola de São Pedro da Aldeia, onde as alunas estudam, o diretor garante que o cadastro de todo mundo foi feito.
Em Cabo Frio, o problema se repete. O advogado da ONG Tamoios, que representa os estudantes do segundo distrito, já levou a situação ao Ministério Público. O pedido é de providências até que os alunos recebam os cartões.
O gerente da Salineira, responsável pelo transporte em cinco cidades da Região dos Lagos, esclarece que só tem como emitir os cartões de quem está no cadastro que chega à empresa.
Ainda segundo o gerente da Salineira, os estudantes que não receberam o cartão devem procurar a secretaria da escola ou a empresa, que fica na Av. Central, número 81, no Jardim Excelsior, em Cabo Frio.
Já a Secretaria Estadual de Educação disse que entregou cartões provisórios para os alunos que tiveram problemas,e que vem mantendo contato com a Riocard e Salineira para garantir que todos os estudantes tenha acesso à gratuidade.